O impacto do covid-19 na moda


Gerou consideráveis impactos na forma de trabalho e consumo na indústria da moda.


O barulho dos pregos batidos na madeira não ecoa esse ano nos grandes espaços da moda durante a construção da passarela, a correria durante a produção será composta de calmaria, as luzes ficam apagadas, o microfone continua na maleta, as cadeiras estão empilhadas, não haverá espetáculo esse ano e os espaços vazios ecoando solidão.


Nada de

multidões a esperar o deslumbre das passarelas, a pandemia chegou e tudo que ficou foram sonhos escuros, modelos sem trabalhos, fotógrafos aguardando, lojistas sem novas coleções, estilistas sem criação, produtores sem suas brilhantes produções.


Eventos de porte nacionais e internacionais foram cancelados, o mundo parou e com ele o sonho de modelos e produtores. Essa é a terceira guerra mundial, não foi preciso bombas e armamentos pesados, um vírus chegou paralisando a todos de uma forma dolorosa.




A crise do coronavírus (COVID-19) tem transformado o deslumbre das passarelas em bastidores, devido a isso, algumas mudanças ocorreram em consequência da pandemia. As agências pararam, os ensaios fotográficos poucos produzidos, com muitas restrições.



Modelo: Anna Bogres/ Foto: Richard Pessato/ Make&hair: Nathalia Leal e Richard Pessato/ Estilista: Alessandra Brito/ Marca: Tandalê/ Cidade: Anápolis


Para sobreviver no mercado agências e lojistas precisaram se reinventar, isso mesmo, adaptação é a palavra certa, o virtual foi a melhor forma encontrada, tudo sendo conduzido com o devido cuidado mas com prazer em realizar.


Modelo: Anna Borges/ Foto: Richard Pessato/ Make&hair: Nathalia Leal e Richard Pessato/ Estilista: Elias e Eliseu Vieira/ Marca: EcomE/Cidade : Anápolis

Um dos meus maiores desafios foi pisar de salto em uma passarela de areia. diz Anna Borges

A agência de Anápolis viveu uma experiência única, os desfiles on-line, trouxeram ideias inovadoras, a satisfação de ver cada modelo sendo produzido, os espaços exclusivos, sabe aquilo que você não viria em um evento tradicional? Isso mesmo! Rafa e Richard Pessato se reinventaram para que o seu evento anual não ficasse sem edição em 2021. Um marco na história da cidade, passarela na areia, em lugares rústicos, em meio ao lixão, em escombros de construções.


“Por mais que tenha nos dado boas experiências, não é só com isso que resume o impacto que sofremos. Os estilistas, lojistas e fabricantes ficaram a disposição da internet, uma vez que eles não poderiam abrir suas lojas físicas, assim viram a necessidade e a importância de uma boa divulgação para se manter no mercado, daí eles começaram a valorizar os modelos, fotógrafos , maquiadores, contratando um serviço profissional para chamar a atenção de seu público, isso com sucesso”, diz Richard Pessato produtor de moda.


Não podemos esquecer de falar que a pandemia não atingiu somente o mercado da moda e também paralisou muitos sonhos que não serão mais realizados, famílias desestruturadas com percas dolorosas, o vírus que de início escolhia certa idade, atingiu o Brasil de forma desnorteada, deixando para trás realizações tanto pessoais , quanto profissionais.


Já no ponto de vista de Marcela Rocha, fotógrafa de moda em Goiânia, “a pandemia foi a maior crise já presenciada no mercado, em relação a moda e a publicidade não foi tão negativa. Os clientes meios que foram forçados a dar mais credibilidade as mídias sociais, então aprenderam a mergulhar nas vendas on-line, investindo em mais ensaios fotográficos”. Ressalta também o ponto negativo que para alguns lojistas ainda a fotografia é um estilo de venda “luxuoso”.

Modelo: Anna Borges/ Foto: Marcela Rocha/ Make&hair: Emilly Andrade e Gabrielly Sanshes/ Campanha fotográfica: Laíse Guimarães / Cidade: Goiânia


Mesmo em meio a pandemia sou grata por ter realizado campanhas. A vitrine hoje é a mídia social, por isso é válido os lojistas investirem em campanhas com profissionais capacitados. relata Anna Borges

A realidade no momento é uma novidade e junto com essa reinvenção atual, deseja-se que as pessoas vejam a vida de uma forma diferente.




Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Grupo Visual  Fashion Brasil

© 2014 by "Visual Fashion Group Brasil ".  www.revistavisualfashion.com