Racismo em meio a moda !


Não é de hoje que o mundo da moda é envolvido em escândalos, o último que agitou o Final de Semana, foi A Denúncia de RACISMO, uma modelo carioca Cindy Reis de 20 anos sobre o ato de racismo que já tinha sofrido algumas vezes, e envolvendo grandes nomes do mercado nacional! Desde de então modelos vem se reunindo e criaram um movimento #PRETOSNAMODA vem gerando polêmicas pelo envolvimento de grandes nomes do mercado!

Os nomes de Glória Coelho e do seu ex-marido, o também estilista Reinaldo Lourenço, foram frequentemente citados nos relatos de racismo. Nos depoimentos, os mais diversos episódios. Conivência das agências de modelos, excluindo as modelos dos castings mesmo antes de eles acontecerem.

O mais assustador nisso tudo, relata a modelo Cindy que já escutou em trabalho a seguinte frase: Até que você é uma negra bonita". E não param por aí as denúncias, os relatos de muitas modelos chocam muito: Já vi fotógrafos dizendo que a luz não estava boa porque as modelos eram negras". "Ele e o assistente comentaram, 'gosto do look no corpo, mas e esse cabelo, faz o quê? Não dá para prender'". "Ele foi separando as modelos pela nossa cor". Essas frases foram retiradas de alguns relatos sobre racismo feito por modelos brasileiras negras! Esperamos apenas mudanças no mercado nacional e internacional da moda, chega de viver onde te valorizam pela sua cor e não pelo seu trabalho! No mercado internacional também já houveram inúmeras denúncias sobre grandes marcas, como por exemplo: Gucci, Valentino e Tom Martins!

No ano de 2007 teve uma polêmica envolvendo a lendária top model Naomi Campbell, e essa não era a primeira denúncia da modelo que inclusive disse em seguinte frase: No passado, houve mais oportunidades para modelos negras, mas a tendência para a mulher loira voltou a ser extrema. Nas revistas e nas passarelas, vejo loiras, de olhos azuis para todos os lados!

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar.

Esperamos que o mundo da moda mude, modelos negras também merecem um espaço digno no mercado, sem qualquer tipo de preconceito, que coisas assim não voltem a acontecer, estamos no século XXI mas aparentemente muita gente ainda não sabe!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Grupo Visual  Fashion Brasil

© 2014 by "Visual Fashion Group Brasil ".  www.revistavisualfashion.com